PASSO A PASSO PARA LEITURA DA CONTA DE ENERGIA
Caro cliente,
À fim de facilitar a leitura e compressão de alguns pontos de sua conta energia após à instalação do sistema fotovoltaico, desenvolvemos um passo a passo bastante didático. Confira abaixo:
BLOCO 1: COBRANÇAS
-
Energia Ativa Fornecida – TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) - é a tarifa cobrada pelo uso do sistema de distribuição, ou seja, por todas as despesas que a concessionária tem para levar à energia da fonte até o consumidor final. Nela, são incluídos os custos com as instalações, equipamentos e componentes das redes de distribuição como as subestações, transformadores e postes.
-
Energia Ativa Fornecida – TE (Tarifa de energia) - é o valor que você paga pela energia que o seu negócio consome mensalmente.
-
Energia Ativa Injetada TUSD - Energia Injetada do sistema fotovoltaico para compensação;
-
Energia Ativa Injetada TE - Energia Injetada do sistema fotovoltaico para compensação da tarifa de energia;
-
Custo de Disp. Energia TUSD -Faturamento do custo de disponibilidade (Tarifa mínima: Monofásico 30 kW/h, Bifásico 50kW/h e Trifásico 100 kW/h);
-
Custo de Disp. Energia – TE - Faturamento do custo de disponibilidade (Tarifa mínima: Bifásico 50kW/h);
-
Contrib. Custeio IP-CIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) Municipal - Taxa referente a manutenção da iluminação pública, seu pagamento e obrigatório.
-
Impostos (ICMS, PIS, CONFINS, BANDEIRA TARIFÁRIA) – São Impostos obrigatórios cobrados na conta de energia.
-
Conta ZERADA ou de valor acumulado (vide imagens abaixo) – Como não atingiu o valor da tarifa mínima no mês de leitura, a concessionaria irá cobrar no próximo mês o valor da conta. Isso pode acontecer por vários meses, até atingir o valor da tarifa mínima.
EXEMPLO DE CONTA ZERADA
EXEMPLO DE CONTA COM TARIFAS MÍNIMAS ACUMULADAS
BLOCO 2: ENERGIAS ATIVA E INJETADA
-
Energia Ativa: é a energia fornecida pela concessionária de distribuição.
-
Energia Injetada: representa a quantidade de energia elétrica gerada pelo seu sistema fotovoltaico, e é o valor que deve ser descontado no cálculo dos créditos de energia.
BLOCO 3: SALDOS
-
Saldo em Energia da Instalação: São créditos que possui com a concessionaria, ou seja, quando você gera mais energia do que consome, o excedente fica armazenado em forma de créditos. Estes créditos são utilizados quando à energia injetada não atinge o suficiente para abatimento (consumiu mais do que gerou), com isso o excedente é retirado dos créditos até atingir o total de energia consumido.